Módulo 1: Comportamento Organizacional e Gestão de Conflitos – Raquel Guedelha (22/05)
• Conceitos e fundamentos do comportamento organizacional • Cultura e clima organizacional;
• Liderança e motivação no ambiente de trabalho;
• Tipos e fases do conflito organizacional;
• Estratégias de prevenção e resolução de conflitos;
• Mediação e negociação de conflitos no setor público;
Módulo 2: Técnicas de Feedback e Feedforward – Carlos Alberto Moura (23/05)
• O papel do feedback na gestão de pessoas;
• Feedback construtivo e seu impacto na performance organizacional;
• Tipos e modelos de feedback;
• Introdução ao feedforward como ferramenta de desenvolvimento;
• Boas práticas para um feedback eficaz;
• Exercícios práticos e estudos de caso;
Módulo 3: Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento de Equipes – Fernando de Sousa (26/05)
• Conceitos e finalidades da avaliação de desempenho;
• Principais métodos de avaliação;
• Como utilizar a avaliação para desenvolvimento de talentos;
• O papel do gestor na gestão do desempenho;
• Plano de desenvolvimento individual (PDI);
Módulo 4: Diversidade de Gênero e Raça – Isadora Lemos e Lara Danuta (27/05)
• Conceitos de diversidade, equidade e inclusão;
• Direitos humanos e igualdade de oportunidades;
• Barreiras e desafios enfrentados por grupos minorizados no ambiente de trabalho;
• Políticas públicas e legislação sobre gênero e raça;
• O papel da liderança na promoção de um ambiente inclusivo;
• Estudos de caso e boas práticas de diversidade no setor público;
Raquel Guedelha Carvalho
Psicóloga e gerente na Escola de Gestores do Piauí, mestranda em Comunicação pela UFPI. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental FACET. Possui experiência com Formação de Equipes Multiprofissionais no que se refere a Saúde Mental e Psicologia da Educação, e também, em Psicologia Escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC/PI (2019 – 2023). Atuou na perspectiva da Psicologia Clínica com adultos e adolescentes. Interesse nos temas: Desenvolvimentos Humano, Processos Psicológicos, Comunicação, Mídia e Produção de Subjetividades, Psicologia Afrocentrada, Educação, Psicologia Escolar e Educacional, Políticas Públicas Educacionais e Gestão Pública.
Carlos Alberto da Silva Moura Júnior
Mestre em Direito Econômico e Teoria Institucional pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Especialista em Direito Civil e Processual Civil; Pesquisador na área de História Constitucional, separação dos poderes, Direito Econômico e mudanças institucionais; Diretor da Escola de Governo do estado do Piauí e Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho de Escolas de Governo estaduais do Conselho Nacional de Secretários de Administração.
Antonio Fernando de Sousa Barbosa
Atua como servidor público exercendo o cargo de Analista Governamental – Área Planejamento e Orçamento junto a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí. Atuou como conselheiro Estadual do Fundo de Combate a Pobreza do Piauí – representando o Secretário do Planejamento do Piauí. Integrante da equipe de monitoramento do Plano de Governo do Estado do Piauí.
Isadora Lemos Vaz Campos
Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Gerente na Diretoria de Monitoramento de Políticas Públicas na Secretaria de Planejamento do Piauí, atuando com maior ênfase em visualização e análise de dados no projeto Dados PI.
Lara Danuta da Silva Amaral Gomes:
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas – PPGPP/ UFPI. Gerente de Estudos Sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo/Secretaria do Planejamento do Piauí (CEPRO/SEPALN). Orientadora de Serviço do PET Saúde Equidade UFPI/SESAPI. Coordenadora de Articulação de Juventude do Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS.
1. Capacitar as lideranças para atuar estrategicamente no setor público, compreendendo as especificidades da gestão e a cultura organizacional da SEPLAN, SEAD e PIAUÍPREV;
2. Desenvolver habilidades para a recepção, acolhimento e integração dos novos servidores concursados, garantindo sua adaptação e engajamento;
3. Aprimorar a comunicação e a gestão de conflitos, promovendo um ambiente de trabalho harmônico e produtivo;
4. Reforçar a importância da ética, das boas práticas na administração pública e da promoção da diversidade e inclusão no ambiente organizacional;
5. Qualificar os gestores para conduzir processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento de talentos.