Escola de Governo | Novo Portal da Escola de Governo

Sead lança terceira etapa do projeto de capacitação em Libras para servidores públicos

Nesta sexta-feira (23), o auditório da Escola de Governo foi palco do lançamento da terceira etapa do projeto “Entenda Minhas Mãos”, que visa capacitar servidores estaduais do Piauí na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A meta do projeto é garantir que todos os órgãos da administração pública estadual contem com profissionais aptos a se comunicar em Libras, proporcionando um atendimento mais inclusivo à população surda.

O evento contou com a participação de autoridades como o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, que representou o secretário de Administração, Samuel Pontes, além do subsecretário de Segurança Pública, Jetan Pinheiro Barbosa, o secretário da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, e o coordenador do curso de Libras da Uespi, Josinaldo Oliveira.

Carlos Alberto Moura destacou a importância de expandir o projeto para áreas estratégicas da administração pública. “Esse foi um momento muito oportuno para lançar a terceira etapa do programa, após recebermos mais uma premiação nacional. Estamos avançando agora para as forças de segurança, sempre buscando ampliar o programa nas áreas estratégicas. Começamos pela administração direta, depois pela saúde, e agora chegamos à segurança pública, uma área essencial para o atendimento ao público surdo”, afirmou.

A ex aluna do curso e tenente-coronel Elizete Lima, destacou a relevância da capacitação para as forças de segurança. “A Secretaria de Segurança Pública, alinhada com a gestão do governador Rafael Fonteles, busca promover a inclusão. Em parceria com a Secretaria de Administração e a SEID, estamos capacitando policiais civis, militares e bombeiros para que possam oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado à população surda do estado”, disse. Ela reforçou que essa iniciativa representa um avanço significativo na qualificação do atendimento inclusivo.

A nova fase do projeto “Entenda Minhas Mãos” é vista como um marco na promoção da acessibilidade e inclusão social no Piauí, com o objetivo de garantir que o atendimento prestado pelos servidores públicos seja cada vez mais abrangente e igualitário.