Escola de governo finaliza a primeira turma do Curso de Governo Digital

Foi concluída a primeira turma do Curso de Governo Digital, uma realização da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Estônia Hub. O curso tem por objetivo formar servidores para a digitalização e desburocratização de processos.

Nessa primeira turma, foram formados 38 servidores, que atuarão como monitores para as próximas. O curso tem certificação internacional e foi realizado de forma virtual, com aulas divididas em 10 módulos, totalizando 40h/aula entre teoria, exercícios e leituras complementares.

De acordo com o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, o curso é resultado das agendas cumpridas na Estônia no ano passado pela comitiva do Governo do Estado, visando replicar as melhores práticas do modelo de transformação digital estoniano no Piauí. “A Estônia é referência internacional nesse assunto de governo digital. Já tivemos o lançamento do Gov.Pi Cidadão desde o ano passado e a Escola de Governo tem esse papel estratégico de horizontalizar esse processo para inserir os servidores nessa mudança cultural. O curso Governo Digital vai ambientar o servidor, preparando para essas mudanças que estão sendo colocadas em relação à transformação digital”, destacou.

De acordo com um dos participantes do curso, o diretor de Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), Bruno Galisa, todo o contexto de transformação digital realizado pelo Governo do Estado provoca e instiga os servidores a pensar como os serviços públicos podem ser prestados de uma melhor forma para o cidadão através da utilização de tecnologias. “O curso foi extremamente enriquecedor, porque nos trouxe uma perspectiva de como se pode aliar teoria e prática em nosso trabalho. Além disso, nos possibilitou repensar sobre os processos realizados no nosso dia a dia na prestação de serviço público e em como podemos tornar esses processos mais eficientes e transparentes para o cidadão”, afirmou.

Estônia Hub

A Estônia Hub é uma plataforma com o foco em levar as melhores práticas do modelo de transformação da Estônia para o Brasil. O trabalho é voltado para promover as relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia nos setores público, privado e terceiro setor, por meio de diversas atividades, como delegações, consultoria, conteúdos e eventos.