Será criado um banco de dados para que os cursos organizados pela Egepi sejam ministrados pelos próprios servidores.
Mais de 400 pessoas já se cadastraram no Programa Servidor-Instrutor, iniciativa da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi). O objetivo é que servidores com perfil de docência e experiência nas práticas de administração possam atuar como professores e facilitadores nos cursos promovidos pela escola.
Conforme explica o diretor da Escola de Gestores, Carlos Alberto Moura, está sendo criado um banco de currículos para que os cursos organizados pela Egepi possam ser ministrados pelos próprios servidores que possuem a formação adequada. O banco é permanente, sem prazo para fechar as inscrições, e conforme os cursos vão sendo planejados, a equipe vai analisando os currículos disponíveis no cadastro e convocando os servidores para ministrar as aulas.
O programa será remunerado e é voltado apenas para servidores estaduais, comissionados e efetivos. “Nós sabemos que o Governo do Estado conta com profissionais altamente qualificados, que podem ser muito úteis na execução dos cursos e aperfeiçoamentos da escola. Dessa forma, é possível fazer um mapeamento desses talentos, ao invés de chamarmos pessoas de fora, para que possamos aproveitar de forma remunerada esses servidores como instrutores em nossas formações”, destacou Carlos Alberto Moura.
Os servidores interessados podem cadastrar seus currículos no site da Escola de Governo, no seguinte endereço: https://escoladegoverno.pi.gov.br/programa-servidor-instrutor/.
A diretora de Formação Profissional dos Servidores do Estado, Naiara Moraes, ressalta que a iniciativa é uma forma de estimular o potencial dos servidores. “Essa é uma ação inédita e uma grande oportunidade para os profissionais qualificados que o Governo do Estado tem. Eles podem sim ministrar cursos para outros servidores, replicando não só conhecimentos técnicos, como boas práticas, tudo que é importante para solucionar problemas práticos da administração pública. Estamos dando cumprimento com o objetivo de tornar a prestação de serviço cada vez mais ágil e com mais qualidade para a população”, concluiu a gestora.