Escola de Governo | Novo Portal da Escola de Governo

Início

Governo inicia segunda etapa de programa que ensina Libras aos servidores do Estado

Compartilhar:

A meta é expandir ainda o curso para os servidores que atuam nos órgãos que ficam localizados em outros municípios, além da capital.

Foi lançada, nesta segunda-feira (4), a segunda etapa do “Entenda Minhas Mãos”, programa que oferta cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores estaduais, para que eles possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado. Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), da Escola de Governo, da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Durante a solenidade de lançamento, o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, explicou que as novas turmas dessa etapa serão para atender, principalmente, às demandas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Esse é um projeto que tem um grande impacto social e inclusivo. Os resultados da primeira etapa foram bem satisfatórios, já temos servidores atuando e recebendo pessoas surdas e, agora, vamos avançar para fazer atendimentos nos órgãos públicos cada vez mais inclusivo”, destacou.

O “Entenda Minhas Mãos” teve início em agosto de 2023 e já contou com a oferta de três turmas de nível básico, capacitando 46 servidores de diversos órgãos estaduais. Nesta segunda etapa se pretende aumentar o número de vagas, com três turmas, sendo uma de nível intermediário, com carga horária de 220 horas-aula, e duas de nível básico, com carga horária de 120 horas-aula. As duas turmas de nível básico são voltadas para profissionais da saúde e secretarias que ainda não foram contempladas na primeira etapa.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, contou que a meta é expandir ainda o curso para os servidores que atuam nos órgãos que ficam localizados em outros municípios. “Começamos por Teresina, mas queremos levar o projeto para o interior. A nossa meta é fazer que todos os servidores saibam se comunicar por meio da Libras”, destacou.

De acordo com a gerente de Educação Executiva da Escola de Governo, Raquel Gedelha, o “Entenda Minhas Mãos” é um programa permanente, no qual os servidores, que iniciaram no nível básico, irão evoluir até o nível avançado. “Teremos uma turma exclusiva para a área da saúde, com conteúdo personalizado e materiais relacionados à rotina de atendimento do servidor no seu ambiente de trabalho, para que possam recepcionar aquele paciente que chegam ao local em busca de informações ou de atendimento e ele consiga se comunicar por meio de Libras. Dessa forma, pretendemos conseguir trabalhar com a inclusão dos cidadãos que possuem essa barreira comunicacional, prestando um melhor serviço”, afirmou.

As aulas serão realizadas, de março a outubro deste ano, no Núcleo de Formação Profissional Antonino Freire (Nufaf) e na Seid. O curso é na modalidade presencial, de 11h às 13h, com mais duas horas de atividades práticas na plataforma online.