Presidente da Enap realiza palestra em Teresina e firma parceria com Escola de Governo

Também foi reafirmada parceria em que os cursos realizados pela Escola de Governo estarão disponíveis no catálogo da Escola Virtual de Governo (E.V.G.).

Na manhã desta quarta-feira (27), a presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Bethânia Lemos, esteve em evento promovido pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi). Trata-se de uma aula aberta com o tema “Liderança Feminina na Administração Pública”.

Durante a aula, Bethânia Lemos falou sobre ferramentas e inspiração para mulheres que buscam cargos de liderança, além de estimular a discussão sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino na esfera da administração pública. Na ocasião, também foi reafirmada a parceria com a Enap em que os cursos realizados pela Escola de Governo estarão disponíveis no catálogo da Escola Virtual de Governo (E.V.G.), plataforma mantida pela Escola Nacional. O Piauí é o primeiro estado a ter uma página dentro da plataforma.

Estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa, secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, a defensora Pública-Geral, Carla Yáscara Belchior, e a diretora de Formação Profissional dos Servidores da Egepi, Naiara Moraes.

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, destacou a importância de debates como esse. “O Governo do Estado é composto, em sua maioria, de servidoras mulheres, que têm demonstrado uma maior capacidade de promover a diversidade e a igualdade de gênero, além de buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o serviço público. Portanto, é fundamental que sejam criadas políticas e ações afirmativas que incentivem e promovam a participação e ascensão de mulheres em cargos de liderança na administração pública”, contou.

O Governo do Estado tem 70.598 servidores ativos. Destes, 38.819 são mulheres e 31.779 homens. “A gente sabe que o Piauí tem avançado muito dentro de uma comparação nacional. Hoje é o estado que tem menos diferença salarial entre homens e mulheres. Isso é um passo enorme que a gente vem dando. Então, trazer a gestora que comanda a maior escola nacional de formação de servidores, dentro dessa parceria com a nossa escola estadual, é um passo fundamental para servir de inspiração para os outros servidores estaduais, para o nosso povo, para que a gente continue avançando ainda mais nessa pauta”, destacou Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo.

A presidente da Enap destacou que a palestra faz parte dessa parceria do Governo Federal com o Governo do Estado. “Com essa parceria, a gente criou, dentro da plataforma Enap, a Escola Virtual de Governo do Piauí, no qual a gente está disponibilizando vários cursos com certificado e todos gratuitos, que qualquer pessoa pode acessar”, explicou.

Parceria Escola de Governo e Enap

A Escola de Governo estabeleceu uma parceria com a Enap, incorporando os cursos ao catálogo da Escola Virtual de Governo (E.V.G.), plataforma mantida pela Enap. A parceria vai viabilizar a oferta gratuita, em nível nacional, dos cursos à distância desenvolvidos pela Escola de Governo aos servidores públicos, que podem ter acesso pelo catálogo da Escola Virtual de Governo (E.V.G.). A Enap é a maior escola de governo do Brasil.

A plataforma EV.G conta com uma interface intuitiva e totalmente responsiva, além de possuir reconhecimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como uma das importantes inovações públicas brasileiras pelo compromisso de fortalecer o modelo de governança digital nos próximos anos.