Sead reúne gestores para tratar sobre formação de servidores do Estado

O EVENTO FOI UMA INICIATIVA DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO (SEAD), POR MEIO DA ESCOLA DE GOVERNO, NÚCLEO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ANTONINO FREIRE

A primeira reunião de alinhamento para incentivo na formação de servidores foi realizada, nesta segunda-feira (4). O evento reuniu representantes responsáveis pela formação de servidores dos órgãos do Governo do Estado para tratar da Lei Nº 8.157, de 20 de setembro de 2023, que institui a Política Estadual de Qualificação e Desenvolvimento Profissional dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, Núcleo de Formação Profissional Antonino Freire. Na oportunidade foi apresentada a nova lei que estabelece o Conselho da Política Estadual de Qualificação e Desenvolvimento Profissional, presidido pelo secretário da Sead, Samuel Nascimento.

Estiveram presentes representantes das escolas institucionalizadas, setores de recursos humanos ou responsáveis pela formação de servidores dos órgãos do Governo. “Muitas secretarias têm seus próprios centros de formação e a ideia é integrar essas ações de forma que as capacitações aconteçam alinhadas, deixando os servidores cada vez mais capacitados e ofertando melhores serviços à população”, explicou Samuel Nascimento.

Durante o evento também foi apresentada a nova estrutura da Escola de Governo que absorveu o Núcleo de Formação Antonino Freire (Nufaf) com as duas instituições assumindo papéis específicos e complementares. A escola fica responsável pela formação de gestores públicos, implementando programas de treinamento destinados a desenvolver habilidades de liderança, gerenciamento de projetos, administração pública e estratégias de tomada de decisão.

Já o Nufaf  vai concentrar as capacitações de profissionais de atividades-fim do estado, fornecendo conhecimento técnico e habilidades especializadas necessárias para garantir a excelência na prestação de serviços públicos em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outros.

“Aqui é o momento para nos apresentarmos e ouvir as dúvidas e sugestões dos que estão presentes. Vamos apresentar um questionário para que toda a secretaria nos informe se já tem alguma escola de formação e a lei que a instituiu. O objetivo é integrar as ações e focar principalmente nos órgãos que não têm esse tipo de trabalho e, assim, faremos um trabalho direcionado no sentido capacitar ainda mais os servidores desses locais”, explicou a diretora do Núcleo de Formação, Naiara Moraes.

Para o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, o evento é uma forma de apresentar as demandas que podem ser realizadas pela Escola. “Agora a Escola de Governo atua em duas frentes, que é a alta gestão e a capacitação dos servidores. Estamos abertos a parcerias com os demais órgãos, tudo com o objetivo de atender as demandas solicitadas e agora, com essa nova lei, a Escola de Governo/Nufaf passa a ser a principal responsável pela formação continuada de todos os servidores do estado”, concluiu.